Esta é a primeira parte de um tutorial de integração entre Android e servidor usando Spring Roo para o desenvolvimento. Nesta parte estarei abordando a criação da base de dados e dos recursos para conexão com o servidor, sendo eles Controllers do Spring fornecendo os dados no formato JSON. O download e instalação do Spring Roo não será abordada no tutorial, e a versão utilizada é a 1.1.0.

Primeiro passo – Crie um diretório para o projeto, e dentro dele rode o Roo. O nome do diretório não fará diferença nos outros passos do projeto. Ao rodar o Roo dentro dele execute o seguinte comando para criar o projeto dentro do diretório:

project –topLevelPackage br.com.exemplo –projectName SpringRooAndroidTutorial

Com este comando os seguintes diretórios e arquivos devem ser criados:

Arquivos criados pelo Roo.

O próximo comando será para a criação da conexão com o banco de dados, estaremos utilizando o Hibernate e o MySQL. Será necessário criar o usuário e o database do MySQL. O hibernate irá criar automaticamente as tabelas e campos quando a aplicação for executada.

roo> persistence setup –provider HIBERNATE –database MYSQL –databaseName stutorial –userName tutorial –password tutorial

Dessa maneira podemos criar nossa entity de Pessoa com o seguinte comando:

roo> entity –class ~.Pessoa

Assim como os campos de nome e telefone em seguida:

roo> field string –fieldName nome
roo> field string –fieldName telefone

Com os campos criados devemos enviar o comando para criar os recursos do Spring para o Json, e em seguida a criação dos controllers do Spring para comunicação via HTTP:

roo> json all
roo> controller all –package br.com.exemplo.controller

Estes comandos criam todos os recursos que estaremos utilizando no tutorial, caso queira ver as classes no eclipse, execute o seguinte comando “perform eclipse” no Roo, e para rodar nossa aplicação utilizando o servidor Jetty, utilize no console do sistema operacional o comando “mvn jetty:run” dentro do diretório do projeto. Será necessário ter o maven instalado no S.O.

Com o sistema rodando no Jetty é possível acessa-lo através do endereço http://localhost:8080/SpringRooAndroidTutorial em seu navegador, deverá aparecer a tela de um sistema com o logotipo do Spring Roo, e possibilitando o cadastro de novas pessoas.

A primeira parte do tutorial fica por aqui, a segunda parte irá mostrar o desenvolvimento da tela e do formulário para Android.

Anúncios